Yamaha quer reconquistar seu espaço
Isao Koike, presidente da Yamaha Motor Company, ao lado de Severo Gomes (à direita), então Ministro da Indústria e Comércio, na inauguração da fábrica de Guarulhos, em São PauloIsao Koike, presidente da Yamaha Motor Company, ao lado de Severo Gomes (à direita), então Ministro da Indústria e Comércio, na inauguração da fábrica de Guarulhos, em São Paulo
Quem olha os números de produção e venda de motocicletas hoje no Brasil custa a acreditar que a Yamaha já teve quase o dobro do que tem de participação de mercado. Alguns talvez até duvidem que a marca dos três diapasões fabricou a primeira motocicleta brasileira - Yamaha RD 50 - na primeira fábrica de motocicletas do Brasil - a Yamaha Motor do Brasil em Guarulhos (SP), inaugurada em 1974.
Passados 37 anos de atividade industrial - 41 anos de operações comerciais - e mais duas fábricas depois, a Yamaha continua com sua unidade pioneira em Guarulhos praticamente como sede comercial e centro de distribuição. Há outras duas unidades da Yamaha em Manaus (AM), uma que fabrica componentes desde 2004 e a mais antiga que fabrica motocicletas desde 1985.
Linha de produção da XT Ténéré 250: atenção a todos os detalhes da montagemLinha de produção da XT Ténéré 250: atenção a todos os detalhes da montagem
Era o tempo de siglas hoje quase desconhecidas - RD, DT, TT, RS - a maioria motocicletas com motores dois tempos, os quais o mercado encarregou-se de sepultar para as motocicletas comerciais. Enquanto isso, a Yamaha perdeu espaço e viu sua participação ir abaixo dos 7%. Mas a reação veio com outras siglas - XT, XV, TDM, YBR. Agora, o discurso de seus executivos fala em disposição para aumentar rapidamente sua fatia no mercado brasileiro e reconquistar o espaço (e o tempo) perdido.
Fonte: http://www3.motonline.com.br/artigo/yamaha-quer-reconquistar-seu-espaco