Tráfego na BR 304 deve ser direcionado para a ponte nova de modo a liberar a antiga para continuidade das obras de reforço e restauração
Dentro de 15 dias, o trânsito sobre a ponte Juscelino Kubitschek, na BR 304, junto ao município de Aracati (CE), passa a acontecer apenas pela parte nova da edificação, aberta para o tráfego em fevereiro. O objetivo é liberar a parte antiga por um período, para a continuidade das obras de recuperação. “A interdição é necessária para que possamos trabalhar na mesoestrutura da ponte”, afirma o engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) que supervisiona a obra, Benedito Torquato. “Estamos nos empenhando ao máximo para concluir essa obra no menor tempo possível. Esperamos entregar o empreendimento completo à população até a metade do ano”, prevê.
No próximo mês também deve ter início um programa de monitoramento da qualidade da água e de preservação dos recursos hídricos do Rio Jaguaribe, para administrar possíveis impactos ambientais gerados pela obra no meio ambiente local. O programa faz parte do trabalho de gestão ambiental da obra, realizado pelo Projeto GPontes – uma parceria entre o DNIT e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), cujo objetivo é cumprir as condicionantes para a emissão das licenças requeridas por órgãos ambientais.
Dentre outros programas englobados pelo projeto estão um plano de proteção do trabalhador e de segurança do ambiente de trabalho, os programas de recuperação do ambiente público e das jazidas de empréstimo (áreas que provêm algumas matérias-primas necessárias para a obra, como areia ou pedra brita) e um programa de comunicação social, que visa abrir um canal de diálogo com a população sobre o empreendimento e todo o contexto envolvido. De acordo com o coordenador do GPontes, o professor Eduardo Ratton, a realização de tais programas é fundamental para o bom andamento da obra e da liberação de sua licença de operação, uma vez concluída.
Foto: Blog Aracati Aqui e Agora
Fonte: Programa de Comunicação Social do Projeto GPontes – Rio Jaguaribe
Thaís Schneider/ Mabel Campos
jornalismo@itti.org.br